Studio Focus Pilates

História do Método Pilates

Como começou?


Joseph Pilates (1880/1967) nasceu próximo de Düsseldorf, Alemanha. Sua infância foi marcada pela fragilidade de seu estado de saúde. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e instrutor de auto-defesa, foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com o programa de exercícios no solo que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

Em 1926 Pilates decidiu ir para os para os Estados Unidos onde conheceu sua futura esposa Clara e juntos e fundaram um studio na cidade de Nova Iorque. A noticia se espalhou rapidamente e muitas celebridades da época visitaram seu Studio.

O reconhecimento internacional da técnica de Pilates veio nos anos 80 com a abertura de um espaço para reabilitação de atletas e dançarinos no Centro de Medicina dos Sportes do Saint Francis Memorial Hospital, São Francisco Estados Unidos.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias.

Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária. Criado com o objetivo de proporcionar concentração, autocontrole, equilíbrio, disciplina e consciência corporal. O método Pilates pode ser realizado em solo ou através de aparelhos específicos, que combinados podem somar uma grande variedade de exercício que tonificam e realinham a postura corporal.

Muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios studios e difundiram sua técnica, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.
Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem. Hoje em dia as pessoas no mundo todo estão se tornando cada vez mais esclarecidas quanto à importância de uma boa forma física para que se possa levar uma vida feliz e saudável.




O que é o Método Pilates?


Pilates é um método completo de condicionamento físico, reeducação postural, treinamento corporal e mental, com o objetivo de alcançar equilíbrio global, proporcionando bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental e tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço. O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

O método Pilates tem como base um conceito denominado de Contrologia (Contrology). Segundo Joseph Pilates, contrologia é:

"Arte de controle e equilíbrio mente-corpo."

"A Contrologia é o equilíbrio, o controle do corpo e da mente, através do qual podemos despender o mínimo de energia e, assim, garantir uma boa saúde e desenvolvimento natural com os melhores resultados."

"A Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito."

Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios, são eles:

Respiração, Centro, Concentração, Controle, Precisão e Fluidez.

Para tanto, Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilíbrio desses dois mundos. Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente. Do Ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade de movimento. Essa mistura resultou no método Pilates, que hoje traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Joseph Pilates, 1934.